Você pratica esportes pelo menos 2 vezes por semana?
Você tem uma corrida de rua para se preparar e precisa comprar um tênis de corrida em uma loja virtual.
1. Vá para o site www.netshoes.com.br e observe a página inicial brevemente dizendo o que acha dela?
2. Vá para o site www.netshoes.com.br e tente encontrar um tênis que você goste. Comente sobre a página do tênis. Ela tem todas as informações que precisa para compra-lo?
3. Realize o procedimento de compra desse tênis e pague por meio de boleto. Preencha o cadastro com dados fictícios para preservar sua privacidade mas use um CPF válido se necessário. Você não será cobrado(a).
4. Vá para o site www.centauro.com.br e tente encontrar um tênis que você goste. Comente sobre a página do tênis. Ela tem todas as informações que precisa para compra-lo?
5. Realize o procedimento de compra desse tênis e pague por meio de boleto. Preencha o cadastro com dados fictícios para preservar sua privacidade mas use um CPF válido se necessário. Você não será cobrado(a).
Estamos processando seu vídeo. Você será notificado por email quando terminarmos.
1. Qual procedimento de compras você achou mais fácil? Netshoes ou Centauro? Por quê?
Ambos mostraram suas dificuldades, o Netshoes não me disse quais os modelos estavam ou não disponíveis, assim como não me disse quais eram todas as cores de cada item, então tive que clicar em todos os tênis e procurar o tamanho para achar o que eu gostava.
O Centauro, aparentemente teria um sistema de filtro mais inteligente, me mostrando somente os femininos, da marca que eu quero e do tamanho que eu quero, assim como fornece mais fotos e mais detalhamento do produto. Mas no final, o filtro não funcionou muito bem, e por eu ter confiado nele, quase comprei o tamanho errado.
1. Qual é a loja que você mais se identificou? Explique.
Com a Netshoes, pois é procura uma identificação com o estilo de vida do consumidor e agrega os produtos de acordo com cada estilo. Me senti mais em casa.
1. Algum site deixou a desejar? Por quê?
Ambos. A Netshoes não tem um sistema de filtro de produto muito inteligente, a descrição dos produtos não é muito boa, e teria me induzido mais fácil a compra se me mostrasse mais opções de cores disponíveis no meu tamanho sem eu precisar clicar em uma cor de tênis que acho horrorosa na esperança de encontrar um que eu gosto. Se eu não tivesse sido forçada a clicar pra ver, possivelmente não teria selecionado nenhum, e uma cor que me agradaria estava lá, eu só não conseguia ver.
O centauro tem um sistema de filtros mais inteligente, separando por marca, tamanho, gênero, mas é lento, porque os filtros acontecem antes de termos terminado de selecionar todos os filtros que queremos, além disso, me induziu ao erro me mostrando o tamanho que eu não queria, mesmo depois deu já ter feito o filtro dizendo que só me interessavam calçados daquele tamanho.
1. Você compraria nessas lojas se não fosse um teste? Por quê?
Na Netshoes não pois como eu não sabia que clicando nos produtos seriam disponibilizadas mais opções de cor e os que apareciam pra mim não me agradavam, eu nem teria clicado.
No Centauro sim, mas se não tivesse sido atenta ao erro do filtro, com certeza seria um problema pra mim.
1. Se tivesse uma varinha mágica, o que faria para melhorar o site da Netshoes?
Melhoraria as descrições do produto e mostraria todas as opções de produtos, além de mostrar somente as cores e modelos existentes no tamanho desejado e avisaria que o produto não esta disponível em estoque antes da pessoa precisar clicar nele pra ver.
Novidade Transcrição gerada por meio de inteligência artificial.
[00:00:00] Ok agora nós daremos início ao teste. Eu vou clicar no link e abrir uma nova aba. Beleza o link abriu, tá carregando. Próxima tarefa. Tarefa 1 de 6. Vá para seu site de pesquisas favoritos, por exemplo o Google, Bing e Yahoo. Procure por uma mochila
[00:01:00] de viagem, tá certo? Mochila masculina, mochila de viagem. Apareceram algumas opções, certo? Tarefa 2 de 6. Agora que encontrou o produto procure um site para comprá-lo e mostre pra gente como você toma suas decisões de compra e no que se baseia, ok? Bom, normalmente eu
[00:02:00] uso a ferramenta Shopping. Filtro por relevância, mas preço também obviamente é um dos parâmetros importantes Mas eu ainda não cheguei a determinados produtos finalistas, entre aspas, que eu vou escolher a relevância. Bom, uma mochila ser à prova d'água, impermeável, eu acho que é uma característica
[00:03:00] desejável, que eu realmente iria procurar em uma mochila de viagem. O preço também é razoável, não é tão caro e também não é muito barato, é razoável. Agora que encontrou o produto procure um site para comprá-lo e mostre pra gente como você toma suas decisões
[00:04:00] de compra e no que se baseia, ok? Tarefa 3 de 6. Vá para a nossa página inicial e diga o que acha da página inicial. Encontre uma mochila que goste e diga o que acha das fotos e descrição dela. Ah sim, foi o parênteses. Calçadas,
[00:05:00] acessórios, camping, trilha, mochilas. Bom, a cor azul que eu encontro no site da Decathlon me remete a profissionalismo, o fundo branco me remete a simplicidade, a facilidade, a um e-commerce que seja leve, me remete ao site de performance, que seja leve e rápido e que
[00:06:00] eu possa fazer as filtragens aqui de forma rápida. Vamos ver se essa expectativa se materializa em tempo de busca. Perdão, desculpa. Melhor desconto. Perdão. Queixua, 10 litros, 40 litros. Poderia aparecer algum filtro aqui especificando o material e se a mochila é impermeável ou não. Mochila
[00:07:00] de viagem, travel, 40 litros. Eu gostei da cor, a cor é bonita. Frete grátis, desenvolvido para viagem de mochila, mochilão, percorro o mundo a pé, de forma tranquila, durante vários dias. Realmente, bacana. Carregando, continua carregando. Opções de cores preto e vinho, continua carregando. O recurso
[00:08:00] de zoom era de se esperar, realmente muito bom, dá para ver até os detalhes da trama aqui, muito bom. Fotos complementares, fotos bonitas. Bom saber que tem alguns candiados para comprar no Combo, bacana. A descrição foi bem bem interessante, bem informal, assim gerou empatia, eu
[00:09:00] me identifiquei. As fotos são muito bonitas. Próxima tarefa, tarefa 4 de 6, realiza o procedimento de compra dessa mochila e dos amuletes, preferir preencher o cadastro com dados fictícios para, ok, o e-mail, cpf, adicionar ao carrinho, adicionado ao carrinho, tá legal essa animação, finalizar compra.
[00:10:00] Tá carregando, vou copiar aqui os dados, cpf, e-mail. Deixar pedido. O e-mail. Cpf, Lely, Loin, cpf, aceita o polígono de privacidade, aceita receber dicas e ir para a entrega. 11, 9, 9, 9, 9, 9, 9, 9, 9, 9, 9, 9, 10, 14, 7, 5, 0,
[00:11:00] 1, 2, 3, sei lá. Receber tal, entrega grátis, pagamento, pagamento, ok, tá carregando, poxa, sei lá, 21. Tem algum CEP fictício? É, não tem, CEP São Paulo. Vou pegar um CEP aleatório, 11, 9, 9, 9, 12, 11, 9, 9, 9, 9, 9, 2, 3. Puxa
[00:12:00] vida em, que saco, que CB, 11, puta, olha esse negócio do CEP aqui, chato em, porra. 11, 9, 9, 9, 8, 7, 3. Esse CEP aqui tá meio estranho, ele não apaga? Puta meu, eu vou colocar só para retirar aqui para finalizar, conseguir finalizar. Realmente
[00:13:00] a questão do CEP poderia ser melhor. Meu, que chatice. Olha, realmente não consegui cumprir essa tarefa, embora eu quisesse finalizar a próxima tarefa. Agora que finalizou o pedido, tente cancelar através da sua área de cliente, certo? Subo os dados pessoais. Bom, vou clicar na página
[00:14:00] inicial. Caiu. Continua carregando. Continua carregando. É, parece que tá um pouco lento, mas a realidade é que eu tenho muitos dispositivos na minha rede aqui, então pode ser por isso. Carrinho, ok, tem um item no carrinho. Cancelar. É, para cancelar foi relativamente fácil, difícil foi
[00:15:00] atualizar o CEP. Realmente a ferramenta do CEP pode ser um pouco melhor. Próxima tarefa. Termine a gravação e responda as perguntas do passo 3, ok? Essas foram as minhas impressões e irei finalizar o teste. Até a próxima.
Novidade Resumo gerado por meio de inteligência artificial.
O texto descreve um teste onde o participante realiza uma série de tarefas relacionadas à busca e compra de uma mochila de viagem online. O participante comenta sobre suas preferências na escolha do produto, como a relevância e o preço, e também analisa o site da loja, focando na navegabilidade e na apresentação das informações. Durante o processo de compra, o participante enfrenta dificuldades com a inserção de dados fictícios e destaca a necessidade de melhorias na ferramenta de inserção do CEP. Apesar das dificuldades, o participante conclui o teste, cancelando a compra conforme as instruções da tarefa. Ao final, o participante encerra a gravação e se prepara para responder às perguntas do teste.
Detrator () - cliente insatisfeito que pode prejudicar sua marca por meio de testemunhos negativos.
Precisando de um testador do estado de todos, da faixa etária 19-100, profissão todos, nível de escolaridade todos, estado civil todos, idiomas todos, faixa salarial todos que utiliza redes sociais.
Ótimo teste. Fez todas as tarefas com ótimas observações. Não precisa usar seu e-mail verdadeiro se preferir.
Nenhuma anotação.