Um teste de usabilidade remoto com protótipos pode ajudar a descobrir a maneira que o produto será utilizado, validar suposições, melhorar o fluxo lógico, entender o comportamento dos usuários e traçar novos caminhos. Além disso, pode economizar muitas horas de retrabalho, pois o desenvolvimento se baseia no feedback coletado nas diversas etapas de prototipagem. A seguir exibiremos um guia prático de como fazer um teste de usabilidade com protótipos.
1) Crie um protótipo para dar aos participantes algo concreto para interagir e reagir
- Idealmente, seu protótipo precisa possibilitar testar: layout visual, fluxo lógico e comportamento do usuário. Pode ser um protótipo de baixa,média ou alta fidelidade.
- Melhor se permitir interatividade: objetos clicáveis, mesmo que abram páginas falsas.
- Não use textos Lorem Ipsum: escreva algo útil, que faça o usuário entender a proposta do site, mesmo que esse texto não esteja completo ainda (pelo menos escreva qual conteúdo estará disposto ali).
- Crie o protótipo sozinho ou através de softwares, como Lumzy (grátis) e Justinmind ($29 por mês) ou Axure ($589 ou $289) ou Canva (gratís com opções pagas).
- Deixe claro para o participante que o que ele vai testar é um protótipo, um design, um conceito para que ele não faça comentários desnecessários sobre o protótipo.
Lumzy
Axure
2) Crie um teste de usabilidade remoto para testar seu protótipo
- Coloque o projeto na web para o participante acessar. Pode ser um html, doc, pdf ou qualquer documento que seja fácil de abrir na maquina do participante.
- Defina o público alvo ideal: idade, gênero, classe social, profissão, cidade, interesses, etc
- Crie tarefas a serem executadas pelos usuários ao interagirem com o protótipo, como:Observe a página inicial por 5 segundos e diga o que acha.
Navegue brevemente pelo site para conhecê-lo. O que o site faz? Você usaria este serviço? Se clicasse em [nome do elemento] o que acha que ele faria e onde te levaria? - Crie perguntas para um questionário a ser respondido após a interação com o protótipo, como: O que você gostou no site? O que mudaria? Existe algo que tornou sua navegação confusa?
3) Obtenha os resultados e melhore seu protótipo
Receba vídeo dos participantes interagindo com o sistema.
Receba um questionário preenchido por eles.
Melhore seu sistema fazendo mudanças no protótipo, baseadas no comportamento, palavras usadas, onde clicaram e tempo médio que levaram para realizar as tarefas.
Quer saber mais:
http://thiagonasc.com/desenvolvimento-web/a-importancia-dos-prototipos-no-desenvolvimento-de-sistemas (crédito na imagem do post).
http://www.uxmatters.com/mt/archives/2012/10/tips-on-prototyping-for-usability-testing.php
Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter